Uns sóis pela janela.

Valéria Barbosa
Posted January 9, 2021 from Brazil
Canto do mundo num Sarau.
Canto do mundo num Sarau. (1/6)

Um sol pela janela.

 

Amo os mares do meu país. Viajar, por sinal descobri há bem pouco tempo e o quanto é maravilhoso conhecer novos lugares.

A vida por vezes nos cércea prazeres por conta da condição social, assim como maior ou menor  fluidez de conhecimentos, mas hoje temos os dedos que teclam, os olhos que podem sair e buscar à vida. As limitações tanto físicas quanto financeiras não podem encarcerar nossos sonhos. Daí é preciso viajar na comunicação, jogar a rede de curiosidades e pescar soluções.

Descobri a força da minha voz na poesia, hoje também na música e nas ilustrações que sem a mínima vergonha faço no Paint do meu computador. Eu grito em diversas linguagens o quanto sou grata de estar no mundo, por viver.

No início do ano de 2020 o tempo nublou, o luto começou a ser somado no meu país, no seu país! No mundo. A dor, as lágrimas, a solidão passaram a ter metros quadrados pra quem tem um lar, e eu mulher que tem os pés na vida fiquei presa.

Não o suficiente para criar um espaço agregador, a princípio para um grupo de amigos que não puderam   manter um dinâmica de acolhimento em rede, porém a rede já estava lançada no mar da vida e adentrou vários Estados do meu país e vários  países.

Apenas um espaço de 2 x 2 metros quadrados invadiram os corações assim como a água do mar que tanto amo. É preciso aprender com as águas, elas seguem, encontram obstáculos os contornam e fluem filtrando necessidades. Não espera por resposta, confia na segurança do caminho por ser parte da caminhada.

No dia 4/04/2020 crio o Sarau na Favela com apenas 5 artistas locais, hoje estamos na 49ª. Edição com outros programas alternativos, participando de Lives, de um Festival ao vivo, com matéria de página no Jornal do bairro, participando de Fórum online sobre Cidade e Favela, e criando.

Já temos programado no Youtube Saraus até  o mês de fevereiro e arquivados para a arte final Saraus até junho2021, hoje não  preciso pedir vídeos, tem fila de artistas que  eu não  os conhecia me enviando o seus lindos trabalho. São mais de 700 vídeos e 250 artistas; fizemos parcerias de divulgação com a Revista Literalivre (São Paulo), com o Sindicato Nacional de compositores e com a Casa com Música centro de convivência Milton Nascimento. Talentos que precisam de um espaço para divulgar sua arte, parcerias sendo estabelecidas e o desejo de abraçar esta multiplicidade artística sendo fonte de aprendizado, de descobertas e de prazer. Todos voluntários.

O Sarau na Favela é um espaço agregador, de reconhecimento ao valor artístico das pessoas e incentivador da vida.

Inspiramos a criação do Sarau da Marquesa, estamos participando de um Movimento de contadores de história de Florianópolis, de um outro grupo formado por mulheres na Paraíba, “Bom dia com Literatura Feminina”.   Seguimos movimentando sonhos, adentrando aos lares, fortalecendo as nossas células com a acolhida e principalmente gratos por estarmos vivos. Chorando e sorrindo com gratidão. É Pessoas maravilhosas passaram por nossas vidas e se foram, somos gratos pela convivencia e partilhamento de nossas histórias  e por estarmos vivos celebramos partilhando a beleza da arte.

O WorldPulse tem uma importância magistral neste processo, aqui comecei aprender, mexer e  postar meus vídeos a perceber que barreiras não existem além daquelas que não nos permitimos desvendar

Existe motivo, vida, desejo de um mundo melhor para todos e a certeza  que somos capazes de modificar uma situação apenas fazendo o melhor de nós, aquilo que achamos importante que desejamos para nós e que o outro também merece e preciso reconhecer que : ele não existe sem o nós, e nós não somos ninguém sem ele. 

Se não temos abraços, temos os braços para abraçar o desejo de viver e a beleza de existir.

Hoje temos vida nas mãos criadoras e trabalhadoras dos cientistas buscando e encontrando vida. É, sem o outro somos derrotados até pelo invisível, pelo subconsciente e ou vírus, mas quanto estamos em sintonia com a vida, com a natureza em todos as suas formas unindo sonhos   o bem é lançado no mar das possibilidades e se multiplica feito peixes em forma de generosidade, beleza, amor e vida!

Gratidão por todas as irmãs do Word Pulse. Fico encantada vendo-as trabalhar e as aplaudo.

Ah! Preciso dizer para vocês que agora além do Sarau estou trabalhando muito e dentro da minha casa. Meus filhos abriram um Hortifruti, os alimentos por conta do calor se deterioram rápido, não servem para a venda, mas servem para o consumo imediato. Então me cabe diariamente limpar o alimento que chega, separar para o consumo de casa e fazer sacolas de doação de alimentos.

As vezes esta dinâmica acontece 3 vezes ao dia, o meu tempo está muito curto, além disso resolvi estudar um pouco mais e estou cursando a graduação em Letras, já terminei o 1º. Período e já me matriculei no segundo. Então me perdoem se não estou participando com mais efetividade na nossa rede.

Vale falar que em todos os Saraus eu coloco a Logomarca do WordPulse isto quer dizer que a nossa Rede está atuando no nosso Sarau.

Beijos em todas e um ano de vacinação e amor em massa. Vocês são o meu sol.

 

Valéria Barbosa.

 

 

Comments 5

Log in or register to post comments
Tamarack Verrall
Jan 09
Jan 09

Dear Valeria,

A big hello! It is so wonderful to see a post from you again here, and with such expansion in the videos you have been continuing to create, showing so many talented members of your community. And getting fresh garden food to people! And with a long list of talented people signing up for future videos. I understand very little spanish, (muy poca!) but sense the talent and love of these artists.
"Eu grito em diversas linguagens o quanto sou grata de estar no mundo, por viver" "I shout in different languages ​​how grateful I am to be in the world, to live".
Despite your being so busy, it is so good to have this news from you.

Much love,
Tam

Valéria Barbosa
Jan 09
Jan 09

Tam dear that great to have your comment. Gratitude for your words. I wrote in my language and did not translate because of our page on World Pulse to have this tool and because it takes time and mine, oh my time! And now. When I can, I arrive at the pleasure of writing. My language is Portuguese. All the best and take care. With love Valeria. Kiss

Tamarack Verrall
Jan 09
Jan 09

Dear Valeria,
Desculpe, sei muito pouco, nem mesmo para reconhecer sua língua corretamente! Agradeço que o World Pulse possibilite escrever nos idiomas que conhecemos!
xxx
Tam

Nini Mappo
Jan 10
Jan 10

Hello Valeria,
Thank you for sharing your soul art with us again. It is lovely the many ways in which your work brings people together, filling them with joy, purpose, accomplishment, and a sense of community that they are not alone even as life changes so quickly around them, Kudos for bringing sparks in their hearts with your art :)

Hello, Sister Valeria,

It's so nice to read from you again! Congratulations on the growth of your artist community and for creating a strong influence by using videos! Since I began my YouTube channel, I have so much respect to every YouTube content creator because this path isn't easy to take. So KUDOS to you, our lovely sister, for the impact you are creating. We're proud of you. I am glad that World Pulse was part of this success of yours.

I have subscribed to your channel already!

Please keep us posted